A educação através da história da humanidade: da educação primitiva à educação contemporânea e o cenário educacional brasileiro – dos jesuítas aos dias atuais. Os grandes pensadores educacionais. As teorias pedagógicas e a organização do ensino no mundo contemporâneo. A Pedagogia no século XXI.
Carga horária: 80h
A educação através da história da humanidade: da educação primitiva à educação contemporânea e o cenário educacional brasileiro - dos jesuítas aos dias atuais. Os grandes pensadores educacionais. As teorias pedagógicas e a organização do ensino no mundo contemporâneo. A pedagogia no século XXI.
Fundamentos da literatura infanto–juvenil. O significado social da literatura infanto–juvenil. O imaginário e o real. Estilos literários. Literatura na escola. Formação do leitor.
Carga horária: 80h
Breve histórico: a cartografia do conhecimento. O seminário. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisas científicas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise. Princípios básicos para a elaboração da produção científica. A internet como fonte de pesquisa. Normas da ABNT. Processo e estruturação da pesquisa.
Carga Horária: 80h
Histórico do ensino de Geografia, implicações dos diferentes enfoques teórico–metodológicos de Geografia no processo educativo. Análise dos conceitos e métodos da disciplina de Geografia, suas inter–relações com o processo ensino–aprendizagem e com a prática cotidiana. A Geografia na concepção sócio–histórica: fundamentação teórica, relação entre conteúdo e método.
Carga Horária: 80h
Componente curricular de história na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Eixos estruturantes da disciplina: tempo e temporalidades, identidades, cultura e cidadania. Recursos didáticos e metodológicos. Fundamentos teórico–metodológicos para o ensino de história.
Carga Horária: 80h
A história da Educação Infantil. Construção de propostas pedagógicas na Educação Infantil. Formação de professores na Educação Infantil. Organização dos espaços. O brincar. Avaliação na Educação Infantil. Inclusão na Educação Infantil. Legislação da Educação Infantil.
Carga Horária: 80h
Histórico da coordenação e da supervisão pedagógicas. Formação e atuação do supervisor e do coordenador. Prática docente em organizações escolares e não escolares. Planejamento didático, execução e avaliação. Formação do docente e do coordenador. Atribuições do coordenador pedagógico, do supervisor pedagógico e do orientador educacional. Projeto Político-pedagógico. Currículo na Educação Básica. Processo avaliativo. Integração escola-família-comunidade. Administração de conflitos.
Carga Horária: 80h
Fundamentos da pesquisa. Fundamentos da prática pedagógica (planejamento, didática, avaliação, projetos pedagógicos). Metodologias ativas de ensino–aprendizagem. Pesquisa sobre prática pedagógica. Construção de projeto de pesquisa e prática.
Carga Horária: 80h
Políticas de planejamento e gestão institucional e na educação. Planejamento pedagógico. Articulação PPI–PDI–PE–PPC. Projeto pedagógico escolar, institucional e de cursos de graduação. Planejamento curricular. Contexto histórico-social e desenvolvimento do currículo. Constituição do campo curricular no Brasil. Políticas Curriculares: referenciais, parâmetros, diretrizes curriculares. Processo de construção do currículo e sua implementação nas instituições. Avaliação do projeto pedagógico.
Carga Horária: 80h
Psicologia e Educação: Conceitos Básicos. Teorias da Aprendizagem e a natureza essencial do processo de aprendizado.
Carga Horária: 80h
Educação na cidade e no campo. Educação dos povos indígenas e de remanescentes de quilombos. História e cultura afro-brasileira. Educação dos meninos e meninas de rua. Atividades educativas em instituições não escolares e populares. Temas contemporâneos da educação em perspectiva sociológica: gênero, sexualidade, classe, justiça social e violência, religiosidade, subjetividade e diversidade, nacionalidade e cidadania. Diversidade cultural e questões étnico-raciais no mercado de trabalho. Cultura, diversidade cultural, alteridade e etnocentrismo.
Carga horária: 80h
O contexto histórico do surgimento da Sociologia. O pensamento sociológico clássico. A Sociologia e as disciplinas afins. Conceitos e processos básicos. Sociologia e Educação: Educação como processo social, controle social e transformação social. As instituições sociais e educação. O estudo sociológico da escola e do currículo. Os dilemas da educação pública na sociedade brasileira. Educação: emancipação e democratização. O pensamento sociológico no Brasil contemporâneo.
Carga horária: 80h
Conceito, objeto e métodos da psicologia do desenvolvimento. Infância e adolescência: aspectos biológicos, afetivos, sociais e cognitivos. As diferentes abordagens teóricas da Psicologia e suas implicações para a prática educativa. A relação entre sociedade, sistema de ensino e educação a partir dos aportes da Psicologia.
Carga Horária: 80h